É verão, estou passeando pelo nordeste do Brasil por um período de oito dias conhecendo lugares paradisíacos com a pessoa que amo. Ao voltar para casa me dei conta que tivemos sexo todos os dias da viajem e mais de uma vez ao dia.
Socorro! Será que sou viciado em sexo? Será que tenho uma compulsão sexual?
Em primeira instancia a resposta a essas perguntas seria: Provavelmente não.
Sabendo que o nordeste brasileiro é composto de locais maravilhosos e paradisíacos , associados a férias e companhia de quem se ama é um convite perfeito para a pratica sexual.
É necessário que se tenha clareza de que gostar de sexo, ter fantasias sexuais, ter uma vida sexual intensa não torna o sujeito um compulsivo sexual.
Segundo o dicionário Michaelis compulsão é o ato irresistível que impele uma pessoa a realizar algo ou a comportar-se de determinado modo, para sentir-se aliviada de sua angústia ou culpa.
Se tratando da questão sexual a compulsão aponta para a ausência de controle dos impulsos sexuais e um deslocamento das prioridades do dia a dia na busca do prazer e satisfação sexual sem controle por parte do sujeito.
O compulsivo não consegue resistir aos pensamentos e desejos que precisam ser saciados no mesmo momento não importando com quem e muitas vezes não importando também onde será executada a pratica sexual.
O impulso sexual na vida de quem passa por uma compulsão pode leva-lo por exemplo a pratica da masturbação em seu local de trabalho, faculdades, shoppings, etc…
A pessoa que vive a compulsão “perde o filtro” e não questiona a si mesmo quanto a conveniência de sua pratica e simplesmente cede aos seus desejos.
Em outros casos pode levar a pessoa ao uso excessivo da pornografia, múltiplos parceiros sexuais sem proteção, colocando assim sua saúde e a de terceiros em risco, enfim, as consequências são catastróficas.
Essa situação geralmente está associada a quadros de ansiedade e o individuo busca um alivio para as suas questões em tudo aquilo que envolve sexo.
Se quiser saber mais sobre o assunto e como isso lhe afeta vem conversar comigo.